Postaremos aqui, nossas descrições, análises e reflexões sobre a elaboração do Mapa Conceitual ( Meta 3).
Ontem iniciei a Meta 3, com a turma do quinto ano. Iniciei com uma conversa sobre o andamento das atividades do nosso projeto, e em seguida falei sobre Mapa Conceitual, tentando explicar um pouco sobre o que é um mapa conceitual. Comentei com as crianças que o mapa conceitual é um esquema que mostra as informações importantes sobre as aprendizagens que o projeto tem propiciado a todos nós. Expliquei a eles também, que o mapa conceitual pode ser modificado a qualquer momento, em função das novas aprendizagens que vão efetivando-se, a medida que vamos levantando dúvidas e certezas, e validando-as.
Iniciei a construçao de um mapa conceitual no quadro, partindo do tópico principal do nosso projeto de aprendizagem, higiene e saúde. E a partir desse tópico, solicitei que as crianças participassem dessa construção, sugerindo ideias para a construção do nosso mapa.
Interessante a colocação de um aluno, que fez uma comparação entre mapa conceitual e acróstico, quando ele diz que " no acróstico também criamos palavras a partir da ideia central"!
Abaixo alguns momentos do início desse trabalho, com a elaboração muito simples do mapa conceitual. As fotos evidencíam o processo de construção do mapa conceitual. O MAPA CONCEITUAL 2, LOGO ESTAREI POSTANDO.




Excelente! Gostei muito da forma como o grupo desenvolveu os MC com as turmas, sistematizando as aprendizagens, interconectando os conceitos e ampliando as cognições sobre o tema do projeto "higiene e saúde".
ResponderExcluirEssa forma de sistematizar as aprendizagens servirá para a vida desses alunos/as, para suas práticas de estudo, de apresentação de trabalhos e análise dos conteúdos relevantes de serem explicitados sobre um tema em estudo.
Parabéns.