MAPEAMENTO DA TURMA- ORGANIZAÇÃO DOS ALUNOS E TURMA
Hoje visitei a minha escola, onde irei desenvolver o projeto de Aprendizagem Higiene e saúde.Trabalhei na escola Escola Est. de Ensino Fund.Açorianos ao longo de sete anos, me aposentei no final do ano passado.
Meu projeto será desenvolvido com a turma do quinto ano da professora Carmem.
A turma é formada por 24 alunos, com idades que variam entre 10 e 12 anos. As crianças receberam muito bem a proposta do projeto, e pude constatar que quase todos eles tem acesso a internet em casa, o que vai facilitar o trabalho de pesquisa. Além é claro, de me certificar que a escola tem sala de informática a disposição dos alunos, com agendamento prévio e acompanhamento da professora.
A professora da turma trabalhou sobre Higiene com os alunos, mais a nivel de hábitos de higiene básicos e essenciais para a saúde.Foi a partir desses conhecimentos prévios que iniciei a conversa sobre o assunto. A conversa se desenvolveu bem, a turma é participativa, e por serem crianças com certa autonomia desenvolvida, foram dando opiniões e falando sobre o que aprenderam.
Ao longo da conversa coletiva foram surgindo colocações que não haviam sido faladas durante o processo de aprendizagem sobre o assunto. Vou relatar abaixo, algumas perguntas que foram feitas pelas crianças e que certamente farão parte das pesquisas:
- Passar errorex nas unhas faz mal?
- Por que temos que tomar banho todos os dias?
- O que é Higiene mental?
- Tomar sol é higiene?
- O que é higiene ambiental?
- O que acontece se não lavamos as mãos depois de ir ao banheiro?
- Se não dermos descarga no vaso sanitário, podemos pegar doença?
- Jogar futebol é bom para a higiene?
- De onde vem as doenças?
Essas e outras questões foram sendo levantadas e servirão de ponto de partida para as pesquisas e investigações sobre o assunto.
Perguntei as crianças se gostariam de trabalhar em grupos durante o projeto, pois no dia a dia estão organizados em fileiras, individualmente. Eles acolheram bem a ideia dos grupos, então foram formados seis grupos de quatro alunos em cada grupo. Devido ao tempo, não foi possível definir as questões em que cada grupo vai focar. Então combinamos que até o próximo encontro( semana que vem retorno), eles vão começar a procurar respostas a essas dúvidas.
Oi, como já comentei às colegas de grupo, no post anterior, vocês partiram de um conteúdo programático (saúde e higiene), mas souberam, de forma muito apropriada e em sintonia com a proposta de uma "pedagogia por projetos", tornar o conteúdo vivo e ativo para os/as alunos/as. As questões de investigação levantadas são muito interessantes e renderão frutíferas pesquisas. Esse será, basicamente o trabalho a ser desenvolvido na Meta 2: esclarecer dúvidas e validar aquelas certezas, conhecimentos que os/as alunos/as já sabem sobre as questões suscitadas. As fontes de pesquisa podem ser variadas (sites, livros, artigos) e, inclusive, saídas de campo ou convites para conversar com profissionais habilitados ao aprofundamento de alguns temas. Percebo sua motivação com o projeto e a sintonia desse grupo de trabalho. Parabéns, siga e frente!
ResponderExcluir