sexta-feira, 14 de julho de 2017

Relatório Final- Denise

O desenvolvimento do Projeto de Aprendizagem Higiene e Saúde, possibilitou múltiplos aprendizados. O projeto desenvolvido no quinto ano da Escola Açorianos, foi sendo construído com a participação de todos os alunos, juntamente com a professora titular da turma que apoiou o projeto, e com a minha orientação no desenvolvimento das Metas que o projeto prevía.
Para mim foi bastante significativa a aprendizagem de projeto de aprendizagem na prática. O conhecimento que tinha anteriormente, era mais direcionado a projeto de ensino. Mas a interdisciplina Projeto Pedagógico em Ação, me proporcionou esse maravilhoso conhecimento, e tenho certeza que no futuro aplicarei em turmas que estiverem sob a minha responsabilidade.
O trabalho foi muito prazeroso, pois uniu o grupo de crianças, motivando-os a pesquisar, instigou a curiosidade, e a partir de então, os alunos passam a ser agentes do conhecimento e não meros receptores de informações. O desenvolvimento das Metas 1, 2, 3, 4 e 5, cada uma delas construída coletivamente, tornando o processo ensino- aprendizagem muito dinâmico.

quarta-feira, 12 de julho de 2017

Relatório Final – Anaí

Ao finalizar com os alunos o Projeto de Aprendizagem, constatei um novo olhar na turma em relação à predisposição de experimentar novos caminhos. Quando a proposta foi feita com os alunos, mesmo sabendo que cumpriríamos metas, passar por cada etapa foi um desafio e uma retomada das ações. O mais interessante é que ter dúvidas impulsiona a busca, a pesquisa e a resolução de problemas, o que nos faz crescer. É neste contexto que o projeto foi mais significativo.


Por outro lado, no 3º ano, alguns alunos não estavam alfabetizados, o que inicialmente se definiu como uma dificuldade. O planejamento foi sendo revisto e adaptado para acolher a todos e, aos poucos, esta barreira foi superada. A ideia da pergunta como início e da pesquisa como estratégia para que eles buscassem a resposta, foi produzindo um significado de metodologia, o que para eles se tornou uma grande experiência. Portanto, professores e alunos podem interagir e construir juntos novas aprendizagens.


Relatório Final - Janaína 

A trajetória da construção deste projeto foi um desafio. Conhecer a turma, analisar a melhor estratégia de abordagem para a implantação do projeto, assim como o tema a ser abordado foram etapas pelas quais passamos que nos proporcionaram uma constante reconstrução de conceitos e metodologias.

Oportunizar uma nova experiência de aprendizagem para os alunos me fez perceber que, através de ações que estimulem a autonomia dos alunos, despertamos o interesse e estimulamos sua criatividade. De uma forma simples, diversificamos a rotina escolar e destacamos novas formas de aprender.

Independente das dificuldades de comunicação (compreensão) da proposta no cotidiano dos alunos, o fato de poder ir construindo os passos do projeto aproveitando as sugestões dos alunos, semeou a espontaneidade e favoreceu o estabelecimento de novas relações entre os conceitos trabalhados. Isso ficou evidente durante a construção do Mapa Conceitual, onde os alunos organizaram suas ideias de forma coletiva.


Desta forma, observar os alunos executando a organização de cada meta, trocando experiências, informações e produzindo materiais  nas vivências de trabalhos em grupo, abriu um caminho que, com certeza, espero continuar a proporcionar a meus alunos.

Construção do Relatório (Meta 5)
3º ano – Finalização

Na conclusão dos trabalhos, os alunos combinaram a confecção de um painel (Mural da Higiene e Saúde) para divulgarem sua aprendizagem na escola. Os grupos se reuniram novamente e executaram a proposta.

  









O painel pronto serviu de estímulo para uma avaliação com eles sobre as experiências deste projeto de aprendizagem. Ficou evidente em suas falas, o quanto o trabalho coletivo diversifica as ações, ao mesmo tempo em que buscar respostas para as curiosidades favorece as satisfações pessoais.




Talvez nem todos tenham atingidos os objetivos propostos, da pesquisa à construção do conhecimento, mas todo o movimento em prol de uma aprendizagem significativa motivou a turma e fez dos alunos protagonistas em sua formação. 

quinta-feira, 6 de julho de 2017

CONSTRUÇÃO DO RELATÓRIO( META 5), QUINTO ANO

Finalizando o projeto Higiene e Saúde, desenvolvido na Escola Estadual Açorianos, com a turma do quinto ano, estive presente na turma, para juntos elaborarmos o relatório final. Na ocasião, conversamos sobre toda a vivência e descobertas que o projeto possibilitou. Além é claro de algumas dificuldades, como o fato de que por não ser a professora titular da turma, o projeto não fluiu o tanto que poderia ter fluido. Mas foi muito válido para as crianças que tiveram a possibilidade de aprender de uma maneira mais ativa. Tiveram que pesquisar, buscar, trocar entre si as aprendizagens, sanar dúvidas, validar certezas.

COMO FOI CONSTRUÍDO E REGISTRADO O RELATÓRIO FINAL?

Junto com as crianças, conversando sobre todo o processo, eu fui escrevendo no quadro cada etapa do projeto e suas principais informações. Depois solicitei que uma criança registrasse em folhas e então fotografei e segue abaixo os registros do relatório.







domingo, 2 de julho de 2017

Relatório Final Berçário - Cleide


                    Esta é a última etapa do Projeto de Aprendizagem. É o momento em que fazemos um levantamento do que foi feito e dos resultados. Como a turma é composta por crianças bem pequenas e não teriam como dar conta da tarefa sozinhos, convidei as mães da turma para participar deste fechamento. Contei a elas sobre o projeto e as desafiei a construir junto com seu filho algo que representasse o assunto higiene. Nem todas tiveram tempo de fazê-lo. Trouxe aqui um exemplo do retorno que tivemos.



                    Nesta idade o retorno que temos das crianças nem sempre é imediato. Alguns já demonstraram entender os cuidados que devem ter com seu corpo e outros o farão com o passar do tempo, no dia-a-dia.
                    Foi muito satisfatório participar deste projeto!


Plano de Ação Berçário


Plano de Ação do Berçário da EMEI Dom Luiz de Nadal:

METAS
OBJETIVOS
PERÍODO DE REALIZAÇÃO
BREVE DESCRIÇÃO SOBRE O DESENVOLVIMENTO DA META
ATIVIDADES REALIZADAS
Meta 1
Questões de Pesquisa
Escolha do tema: Higiene e Saúde
24/04 a 28/04


O tema higiene foi acessível à minha turma, que é de Berçário 2, uma vez que as rotinas da sala envolvem estas medidas de cuidados com o corpo.
Observação das crianças nas rotinas de cuidados pessoais.


Meta 2
Certezas e Dúvidas
Inventário de Conhecimentos, contendo o que as crianças já sabiam como certezas provisórias e o que ainda não sabem como as dúvidas.


08/05 a 12/05
Observação da turma nos momentos de higiene a fim de determinar os seus conhecimentos prévios.


Ao entrar na sala para preparação para o almoço, ao invés de ir direto lavar as mãozinhas, todos eles colocaram os babeiros e perguntei o que iríamos fazer. Eles responderam que iriam "papá". A colocação dos babeiros indica pra elas que é hora da alimentação. Então perguntei o que tínhamos que fazer antes de comer e eles apontaram pra pia e alguns falaram "lava mão".


Meta 3
Mapa Conceitual
Construção do Mapa Conceitual sobre higiene com bebês, sintetizando e relacionando as aprendizagens.


23/05 a 02/06
Depois de pronto o primeiro mapa conceitual, passados alguns dias já tinhamos uma caminhada no assunto higiene e pudemos construir então o segundo mapa conceitual.
Construção do mapa e postagem no blog do grupo.


Meta 4
Plano de Ação
Elaboração de atividades que ajudassem a esclarecer as dúvidas provisórias das crianças.
13/06 a 23/06
Higiene das mãos para momento da alimentação, colocação dos babadores, escovação dos dentinhos, trocas de fraldas.
Atividades práticas conforme anexo *
Meta 5
Relatório
Análises e reflexões sobre cada etapa desenvolvida no Projeto de Aprendizagem Higiene e Saúde
26/06 a 29/06
Construção coletiva da síntese sobre o projeto que desenvolvemos.
Escrita e postagem no Moodle da síntese final do grupo.

Anexo* visual da meta 4 Plano de Ação:















Construção do Relatório (Meta 5) – 3º ano

Com o Plano de Ação feito, os alunos se organizaram para apresentar seus resultados de pesquisa. Uma das propostas foi convidar algumas mães para participarem com eles em uma roda de conversa sobre “Saúde e Higiene”.


Elaboração do Convite:


Os convites foram levados para casa e algumas mães conseguiram comparecer à escola, no dia marcado. 

MOMENTOS DA RODA DE CONVERSA

Após a acolhida inicial, mães e alunos sentaram em círculo para conversar sobre as curiosidades que os alunos comentaram em casa e como estas perguntas foram debatidas e investigadas com a participação das famílias. Depoimentos, novas perguntas, demonstrações, vários momentos interativos que fizeram com que alguns assuntos fossem mais aprofundados, principalmente aqueles que envolvem hábitos formativos que fazem parte da rotina das mães e dos filhos (higiene, escovação de dentes, banho, alimentação, vacinação, etc.).

Na sala, além das cadeiras em círculo, montamos uma mesa central com objetos e alimentos diversos que poderiam servir para despertar a curiosidade e estimular o debate entre os alunos.

Para os alunos, o próximo passo é o registro de suas aprendizagens em um painel coletivo. Ainda não definiram o formato, pois estão juntando materiais representativos para complementar as ideias trabalhadas.


sexta-feira, 16 de junho de 2017

Construção do Plano de Ação com o 3º ano
(Anaí e Janaína) 

Nesta etapa de construção do Plano de Ação com os alunos, primeiro foi feita uma reflexão sobre os passos do Projeto de Aprendizagem que eles participaram. Este assunto foi introduzido na forma de uma história que foi contada aproveitando as contribuições dos alunos. Ao mesmo tempo, fomos estimulando para que os alunos explicassem com suas palavras a caminhada feita durante o PA.

Na confecção do quadro “Plano de Ação” indagamos aos alunos se eles lembravam quais eram nossas metas. Foi então que um aluno perguntou: “É aonde a gente tem que chegar, professora?” Outro falou: “É tipo o nosso objetivo?”. Esta foi nossa certeza de que estávamos no caminho certo. A maioria dos alunos havia compreendido o que era um planejamento.


     


Observação: Optamos por usar palavras-chaves no quadro do Plano de Ação para facilitar a compreensão e a escrita dos alunos, aproveitando para tanto, as palavras citadas por eles.

No último item do Plano, em relação à organização das conclusões, depois de muito debate, mantiveram a ideia da roda de conversa com as mães e as apresentações para o 1º e 2º ano, desistindo da confecção da revista. No lugar da revista resolveram construir um painel coletivo com a contribuição de todos.

sábado, 10 de junho de 2017

PLANO DE AÇÃO DO QUINTO ANO

O Plano de Ação do Projeto Higiene e Saúde, desenvolvido com o quinto ano, na Es. Est. Ens. Fund. Açorianos, foi elaborado de acordo com as Metas desenvolvidas ao longo do processo de construção de conhecimentos sobre o assunto proposto.



METAS
OBJETIVOS
PERÍODO DE REALIZAÇÃO
BREVE DESCRIÇÃO SOBRE O DESENVOLVIMENTO DA META

ATIVIDADES REALIZADAS

Meta 1
Questões de Pesquisa
 A partir do assunto trabalhado sobre Higiene e Saúde, aprofundar os conhecimentos, construindo novos conhecimentos.
10/04
a
20/04
Conversa com a titular do quinto ano sobre o assunto das pesquisas.
Conversa com a turma para regate do que já construíram de conhecimentos sobre o assunto. Organização dos grupos de pesquisa. Disparada das perguntas.
Conversa com a turma para troca de informações sobre o assunto já estudado..
Uso do quadro para o registro das perguntas que direcionarão as pesquisas.
Combinação sobre o que cada grupo vai pesquisar.
Explicação sobre como pesquisar.

Meta 2
Dúvidas e Certezas
.
Estabelecer com os alunos um inventário de conhecimentos
Identificando com a turma quais as suas dúvidas temporárias e certezas provisórias nas questões de pesquisa realizada.
24/04
a
11/05
Discussão com a turma sobre os resultados encontrados,nas investigações sobre as dúvidas temporárias. Busca da validação das certezas provisórias, com ênfase na importância das fontes pesquisadas.

Compartilhamento nos pequenos grupos em sala de aula, para trocas sobre as investigações e quais as fontes consultadas ( livros, entrevista, internet, revistas, vídeos).
Compartilhamento com o grande grupo sobre o que precisa ser validado.
Pesquisa em grupos no laboratório de informática da escola.
Meta 3
Mapa
Conceitual

Construção do Mapa conceitual com a turma, agregando os conhecimentos construídos sobre Higiene e Saúde.
12/05
a
18/05
Conversa com a turma para explicar o que é e como se constrói um Mapa conceitual.
Estabelecer relações entre as descobertas realizadas.
 Conversa sobre as descobertas que deverão constar no Mapa conceitual.
Construção coletiva do Mapa conceitual no quadro.
Registros do Mapa conceitual 1 nos cadernos. Conversa nos grupos sobre
A construção do Mapa conceitual 2.
Confecção do Mapa conceitual 2 em cartolina.
Meta 4
Plano de
Ação
Retomada de todas as metas já vivenciadas do projeto de aprendizagem.
22/05
a
11/06
 Conversa com os alunos, esclarecendo-os sobre a elaboração do Plano de Ação, bem como encaminhando a conclusão do projeto.
 Compartilhamento das aprendizagens construídas após as pesquisas.
Construção de Cartazes, apresentação de teatro, sínteses reflexivas sobre as aprendizagens de Higiene e Saúde.
Meta 5
Relatório

Análises e reflexões sobre cada meta do proj.
26
A
29/06
A realizar
A realizar





























































A seguir algumas fotos documentadas, sobre o compartilhamento de aprendizagens com o grupo do



quinto ano, ocasião em que as crianças tiveram a oportunidade de ensinar e de aprender com colegas e professoras Denise e a titular da turma professora Carmem.








Relatório Final- Denise

O desenvolvimento do Projeto de Aprendizagem Higiene e Saúde, possibilitou múltiplos aprendizados. O projeto desenvolvido no quinto ano da E...